Júri 2025

Luke Morgan

Realizador

Luke Morgan é um argumentista e realizador irlandês, e metade da dupla “Morgan Brothers”, um coletivo de cinema premiado oriundo de Galway. A sua curta-metragem “The Boat” (2023) venceu o “Gran Prix Irish Short Award” no Cork International Film Festival e o prémio de “Melhor Curta Irlandesa” no Foyle Film Festival em 2023 — ambos com qualificação para os Óscares.

Foi nomeado para o Discovery Award no Dublin International Film Festival em 2020 e recebeu o Screenplay Pitching Award no Galway Film Fleadh em 2015.

A longa-metragem em língua irlandesa dos Morgan Brothers, “Froggie” (2024), estreou no Galway Film Fleadh, venceu o prémio de “Melhor Filme” no Worcester Film Festival e teve a sua estreia nos Estados Unidos no prestigiado Santa Barbara International Film Festival, em 2025.

Bruno Carnide

Realizador

Bruno Carnide, duas vezes nomeado para os Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, é realizador independente e diretor-fundador do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens, desde 2013.

Realizou curtas-metragens de ficção, animação e documentário, que venceram mais de quarenta prémios e foram exibidas em centenas de festivais de cinema em todo o mundo, incluindo festivais qualificadores aos Oscars e Prémios Europeus como ZINEBI (Espanha), InterFilm Berlin (Alemanha), Izmir (Turquia), CineLebu (Chile), Drama (Grécia), Tirana (Albânia), Huesca (Espanha) ou St. Louis (Estados Unidos da América).

Com o Título de Especialista em Produção Cinematográfica, Bruno Carnide é docente na área de cinema no Politécnico de Leiria (Portugal).

Foi curador do Museu da Imagem em Movimento (Portugal), entre 2022 e 2024, e é frequentemente jurado em Festivais Internacionais de Cinema. Como freelancer, Bruno Carnide realizou centenas de vídeos corporativos e comerciais para empresas como Google, Volkswagen, Ford, MTV, Nickelodeon, RTP ou Schweppes.

Da sua filmografia destacam-se as curtas-metragens “Memórias de uma Casa Vazia” (2023), “Fugiu. Deitou-se. Caí. (2017), ambas filmadas em película 8mm, e a curta-metragem de animação "O Voo das Mantas" (2021).

João Ricardo Oliveira

Programador

Co-diretor e programador da Kinooceany - Semana do Cinema Português na Polónia. Programador independente, com colaborações no Nowe Horyzonty IFF, Timeless IFF, Literacki Sopot. Tradutor, jornalista freelance, crítico de cinema no colectivo polaco Pełna Sala.

Ariana Santos

Realizadora / Diretora de Arte

Começou no teatro, onde desenvolveu o seu percurso como atriz. Há dez anos passou para o cinema, integrando o coletivo Tripé, onde trabalha como diretora de arte e realizadora. Colabora com o Planos desde a primeira edição.

Paulo Peralta

Crítico de Cinema

Membro da Academia Portuguesa de Cinema desde 2011 e integra também, desde 2012, a Online Film Critics Society nos Estados Unidos tendo sido o primeiro crítico online português a fazer parte desta organização. Já exerceu atividade enquanto jurado no Shortcutz Viseu, Leiria Film Fest e no Festival Caminhos Cinema Português.

Margarida Mateus

Programadora

Margarida Mateus é membro do Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra e do Cineclube de Tomar. Foi delegada a júris e programadora da Secção Oficial do Festival Caminhos do Cinema Português. Foi ainda vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e fez parte do Júri FICC do Festival FIKE. Actualmente faz parte da direção do Cineclube de Tomar e integra desde 2016 o painel de jurados do Planos.

Pedro Caldeira

Realizador

Pedro Caldeira é um jovem realizador e montador cujo trabalho tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade. Muitos dos seus filmes foram selecionados para inúmeros festivais, não só em território nacional como no MOTELx, Ymotion ou o Leiria Film Fest, mas também internacionalmente como o London International Film Festival, Napoli Film Festival ou os Filmapalooza Atlanta, Paris, Orlando e Seattle, onde obteve uma menção honrosa para melhor montagem entre mais de 100 curtas-metragens internacionais.

Com o seu colectivo Tripé, fundado em parceria com Paulo Graça em 2014, tem explorado a produção de filmes, web-series, videoclips, video-arte, spots promocionais, e cobertura de eventos. Este colectivo já venceu diversos prémios em competições como o 48 Hour Film Project de Castelo Branco e de Lisboa, e nos festivais Silêncio, 3in1 e Leiria Film Fest.